S.O.S. Meio Ambiente

Eu faço a diferença! E você pode fazer também!
/
Postagem destinada a todos aqueles que adoram julgar, sem pensar em suas atitudes.
/
LIVRAR-SE DA CRÍTICA
(texto de Maria Regina Canhos Vicentin)
/
Certa vez, esta frase me chamou a atenção: “Se souber fazer o melhor, faça-o! Assinado: aquele que fez quando não havia ninguém para fazer”. Essas palavras me impressionaram profundamente.
A crítica pela crítica é a arma usada por quem só quer destruir o que vem sendo construído. Você consegue fazer melhor que o outro? Ótimo! Isso significa que nasceu com talentos exclusivos e potencialmente produtivos. Então, faça! E pare de criticar o trabalho que julga ter sido malfeito.
Falar é coisa que qualquer criança com pouco mais de um ano consegue. Mas para fazer é algo bem diferente e está atrelado a nosso desejo de sair da inércia à qual estamos acostumados. Atirar pedras em vidraças é fácil. O difícil é arregaçar as mangas e dispor de tempo para dedicar-se aos demais.
Eu me aborreço muito quando noto pessoas egocêntricas, e normalmente folgadas, tomarem conta dos resultados de projetos alheios. Estão sempre dispostas a criticar, principalmente quando algo dá errado. Malham alguém que teve a iniciativa de tentar, quando todo mundo se acovardou e preferiu ficar assistindo de camarote àquilo que era realizado.
Isto é detestável e, ao mesmo tempo, tão comum, não é mesmo? Precisamos acabar com essa atitude mesquinha.
Se você não concorda com algo, faça alguma coisa diferente. Quando alguém me diz que não está bom, eu logo pergunto: “O que você sugere?”.
Temos em nosso meio, diversas pessoas que se consideram entendidas e muito capazes. Já imaginou como o mundo seria melhor se todas colocassem seus talentos a serviço da coletividade? Seria uma verdadeira benção! Mas por que não fazem isso? Por que, em vez de usarem suas habilidades para ajudar os demais, preferem soterrá-las com críticas maldosas?
Como será que o mundo ficaria se todos os que são severamente criticados simplesmente deixassem de realizar o trabalho que executam pelo fato de não ser do agrado de meia dúzia de entendidos confortavelmente instalados em suas poltronas? Penso que seria o caos.
Portanto, tenho algumas palavras para aqueles que recebem críticas quando tentam melhorar seu ambiente doméstico, seu trabalho, sua cidade, seu país ou até o mundo. Nem Jesus agradou a todos! Por mais bem-intencionado(a) que você seja, sempre haverá quem “morra de inveja” de sua capacidade e de seu desprendimento.
Sempre haverá quem gostaria de ter a sua coragem, a sua iniciativa, a sua garra e que, a despeito disso, não move uma palha do lugar porque é escravo da opinião alheia e vive com medo de errar e ser censurado. Eu lhe digo para não se deixar abater pelas críticas. Continue trabalhando, pois é por meio de pessoas como você que vamos construindo um mundo melhor para todos nós!
/
Estréia: Dia 5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente!

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "S.O.S. Meio Ambiente"

Postar um comentário

Powered by Blogger